sábado, 29 de março de 2008

Como divulgar sua banda!!

Este parece ser o problema da maioria dos músicos. Tocar, gravar, tudo isso é um caso à parte, evidentemente. Mas, se você já tem um trabalho pronto é hora de divulgar. Mas como?
O primeiro e melhor passo seria contratar um bom assessor de imprensa e pagar por este serviço, mas todos nós sabemos que este serviço é algo trabalhoso e por isso, caro. Se você não tem verba para pagar um profissional qualificado para realizar esta função, seguem aqui algumas dicas que podem fazer a diferença para o seu trabalho:

1º Elabore um release
e qualidade. Os releases devem valorizar o seu trabalho, mas antes de tudo eles precisam ser objetivos e em hipótese alguma podem ter erros de português.
Os releases que são enviados para bares e casas noturnas devem ser breves. Releases gigantes dificilmente são lidos até o fim. Por isso, fale do trabalho do seu grupo de forma clara e direta, inclua as informações dos integrantes, o set list (sim, ele é essencial), alguns exemplos de apresentações anteriores (ou gravações, no caso de som próprio) e os contatos.
Hoje em dia, releases em formato DVD ou CD-Room são muito utilizados. Isso é um excelente recurso, mas somente se você tiver a garantia de que é um trabalho de boa qualidade. Fique antenado no que rola no mercado, principalmente em termos de comunicação visual. O excesso de cores ou temas de antigamente podem causar má impressão.
Na dúvida, fique com o velho release em formato Word.

Grave uma demo de qualidade. Por mais que o seu trabalho seja bom, se a gravação tiver uma qualidade ruim será esta a impressão que você irá causar, então nada de economizar com isso.
Uma demo deve conter entre duas e quatro músicas, dificilmente alguém ouve mais do que isso. Agora, se você já tem o seu álbum gravado e produzido pode e deve utilizá-lo.
Preste atenção também a detalhes como capa e informações no CD como: contatos e nomes das músicas. No caso de uma demo, você pode utilizar uma arte simples, mas é imprescindível que seja apresentável. Lembre-se: a primeira impressão é a que fica.

Crie o seu website. Na internet, hoje em dia, existem muitos recursos para se criar um site gratuito e de fácil manutenção, caso você também não possa contratar um profissional e não tenha experiência no assunto. É claro que sites prontos não são o ideal, mas com a expansão na internet, ter uma página na web é essencial para quem busca profissionalização de seu trabalho. Lembrando que a linha de manter uma imagem visual coerente é importantíssima. Crie um estilo, mas um estilo que esteja “ao seu favor.”
Ah! E não esqueça de mantê-lo sempre atualizado!

4º Divulgue as novidades e eventos
. Na internet existem milhares de sites que cadastram eventos gratuitamente. Cadastre seu show e desfrute deste benefício. Mas sempre se atente a incluir todas as informações do evento como: data, horário, endereço completo do local, telefone de informações, valor de entrada e site. Se você esquecer de alguma destas informações pode ficar difícil para as pessoas localizarem seu evento.
Além disso, você pode formatar um bom texto e enviar para o mailing list do grupo e até para veículos de imprensa, basta correr atrás para conseguir os contatos certos.
No caso de um grupo com trabalho autoral, você pode ainda mandar o seu material para resenhas e também enviar notícias e agendas de shows. Apenas tenha cautela para não tornar-se um “mala insistente” com cobranças excessivas.

5º Faça um book.
O book seria uma espécie de release completo, com as informações da banda, fotos diversas (posadas e de shows) e também o clipping com as divulgações realizadas. Este clipping deverá conter prints de sites da internet com informações do seu grupo, páginas de jornais, revistas, flyers, e tudo mais o que for relacionado ao seu trabalho. Com tudo isso você estará apto a “vender o seu peixe” de uma maneira profissional e barata. E, se propaganda é mesmo a alma do negócio, quem sabe você se torne um bom negociante!

Informação retirada do site: http://www.slrevistaeletronica.com.br

Nenhum comentário: